San Diegirls

O Blog Mágico de San Diego

Blog

Mockingjay

Posted by San Diegirls on September 8, 2010 at 11:10 PM



Título: Mockingjay

(Hunger Games #3. OU SEJA, SPOILER PARA QUEM NÃO LEU OS DOIS PRIMEIROS)

Autor(a): Suzanne Collins

Editora: Scholastic

Número de páginas: 400


Depois de escapar da arena com vida (pela segunda vez), Katniss é levada para o Distrito 13, que todos pensavam ter sido destruído durante a primeira guerra contra a Capital. Lá, ela tem que decidir se será ou não o Mockingjay, o símbolo da revolução, que incentiva e leva esperança aos rebeldes de diversos distritos. E Peeta ainda está sob o domínio da Capital, talvez preso, sendo torturado, ou talvez já tenha sido executado. Nesse meio tempo, a guerra já começou, e todos têm que decidir de que lado estão.


Gostaria de dar um milhão de estrelas pra série, mas você entende o sentimento pela frase dessa imagem.


 

 

Ah, Mockingjay. Como esperamos por você. A contagem regressiva, as noites passadas discutindo possíveis acontecimentos e outras teorias, os surtos com toda e qualquer notícia que saía, as ameaças à integridade física da Suzanne Collins caso ela matasse certos personagens neste livro. Tudo que é normal enquanto se espera o final de uma série perfeita. Bons tempos.

 

E o livro final não decepcionou. Apesar de ter uma guerra acontecendo, Katniss não perdeu sua personalidade, continuando sensível às mortes, tanto de rebeldes quanto de aliados da Capital, mas ainda é forte o bastante para fazer o que é preciso, e continua impulsiva. Gale passa a ter uma importância maior, assim como Prim e a Sra Everdeen.

 

O ritmo desse livro é ainda mais rápido que os dois primeiros, já que a revolução está acontecendo em praticamente todos os distritos, sendo liderada pelo 13. Sempre que pensamos que não pode acontecer mais nada, acontece. Suzanne já provou antes que não tem medo de sacrificar ninguém pelo bem da história, e com seu histórico familiar (seu pai, tio e avô participaram de guerras), temos um retrato realista de uma batalha, inclusive com as implicações políticas e econômicas, ainda que de leve.

 

As imagens evocadas pela narrativa são impressionantes, lindas, trágicas, realistas, sonhos. É um bom final para uma série ótima. Sim, Hunger Games deixará saudades; mas o fato de que ao terminar Mockingjay vem uma vontade enorme de reler Jogos Vorazes significa que não esqueceremos a história de Katniss tão cedo.


Sem falar que ainda teremos a publicação aqui no Brasil, então sempre haverá um motivo para revisitar os livros! Todo mundo do olho na Rocco pra saber quando lançarão o próximo...


Resenha por Ana Carla

Categories: Suzanne Collins, Editora Rocco, Distrito 13

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments

Categories