San Diegirls

O Blog Mágico de San Diego

Blog

Wake

Posted by San Diegirls on August 4, 2010 at 8:10 PM


 

Título: Wake-Despertar

Autor(a): Lisa McMann

Editora: Novo Século

Número de páginas: 208

 

Para Janie, uma garota de dezessete anos, ser sugada para o sonho de outras pessoas está ficando manjado. Especialmente os sonhos com quedas, os sonhos estou-nu-mas-ninguém-nota, e o sonhos loucos e pervertidos. Janie já teve fantasias sexuais o suficiente para uma vida inteira. Ela não pode dizer a ninguém o que ela pode fazer - eles nunca acreditariam, ou pior, eles pensariam que ela é uma aberração. Assim Janie vive no limbo, amaldiçoada com uma habilidade que ela não quer e não pode controlar. Então ela entra em um pesadelo pavoroso, um que arrepia até seus ossos. Pela primeira vez, Janie é mais do que uma testemunha na mente distorcida de alguém. Ela é uma participante...

 

Janie é uma garota ok, que não conhece o pai,é ignorada pela mãe e praticamente não tem amigos. Apesar disso tudo, ela não é reclamona e insuportável. Ela vive na parte mais pobre da cidade, aguenta o desprezo das colegas e espera ir pra faculdade, como qualquer uma de nós.

 

Só que ela sabe dos segredos de todo mundo à sua volta. Bem, pelo menos pra quem já dormiu ao seu lado.

 

Janie "vê " os sonhos de uma pessoa. Seja o que for que você sonhe, ela assiste aos seus desejos mais vergonhosos, conhece seus segredos mais sórdidos. Se ela fosse a gossip girl x.o.x.o, pode crer, a cidade viraria de pernas pro ar.

 

Só que não é por vontade de Janie. Ela é arrastada, obrigada a assistir os sonhos, e enquanto isso acontece, seu corpo meio que entra em colapso. E a cada vez que "volta" dos "episódios", ela sente que seu corpo se deteriora. Sem contar que se debater no meio da aula não é lá essas diversões todas.

 

E é no meio de um sonho que ela encontra Cabel, um colega de escola que até agora passava despercebido. Por seu sonho ser tão assustador, Janie tenta se aproximar de Cabel, sem, no entanto, assustá-lo. Pelo menos não até uma viagem de colégio, onde Cabe presencia um "episódio" de Janie. A partir daí, Cabel passa a ser o confidente de Janie, que finalmente sente que pode talvez ser um pouco mais feliz.

 

Os livros tem um toque de tragédia e depressão, mas não são góticos ou emos. Têm humor que entretém, sem no entanto fazer caricaturas de personagens batidos pela cultura norte americana. E o que é melhor: o texto é construído de modo sucinto, mas não resumido. As orações são curtas, mas passam idéias muito mais abrangentes do que o tamanho de suas frases. E a autora realmente conquista o leitor, e torna suas personagens tão reais, palpáveis e críveis quanto nossos colegas de sala.

 

O terceiro e último livro da série, com o título de Gone, foi lançado rencentemente. Enquanto não chega no Brasil, as leitoras e fãs brasileiras da série já sentem apreensão, a julgar pelo nome. Fade, o segundo título da série, deixou os leitores com um gostinho de quero mais, e lançou suspense, trazendo até mesmo certa angústia em virtude do possível destino de Janie.

 

Particularmente, eu já li os três livros da série Wake. Depois de ler Fade e ficar naquela curiosidade, e até preocupação, sobre qual caminho Janie vai escolher seguir, tive que esperar mais 3 meses (tempo que demorou para minha cópia de Gone chegar) para finalmente saber o fim da série. E o que eu digo? O fim não foi bem o fim. Porque, seguindo o estilo dos seus dois antecessores, Gone é bem realista, apesar do tema, e assim sendo não termina com um "e foram felizes para sempre". Talvez um "Janie estava contente por enquanto", já que a aventura de Janie está longe de acabar. E quem sabe seus sonhos finalmente se realizem?

 


Resenha por Gabriela (Gani)

Categories: Lisa McMann, Editora Novo S�culo, Dream Watchers

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments

Categories