San Diegirls

O Blog Mágico de San Diego

Blog

Jogos Vorazes

Posted by San Diegirls on June 11, 2010 at 1:05 PM



Título: Jogos Vorazes (The Hunger Games)

Autor(a): Suzanne Collins

Editora: Rocco

Número de páginas: 400


Nas ruínas de um local anteriormente conhecido como América do Norte, está a nação de Panem, uma Capital brilhante rodeada por doze distritos. A Capital é dura e cruel, e mantém os distritos na linha forçando-os a enviar um casal de adolescentes uma vez por ano para participarem dos Jogos Vorazes, uma luta até a morte transmitida ao vivo pela TV.


Katniss é uma garota de 16 anos que mora com sua mãe e irmã no distrito mais pobre de Panem. Quando sua irmã de 12 anos é escolhida para ser uma participante dos Jogos, Katniss se oferece para substituí-la; ela encara esse fato como uma sentença de morte. Mas Katniss já esteve bem perto da morte antes - e sobreviveu.




 

 

Jogos Vorazes é o tipo de livro que não me atrai só pela sinopse – 24 adolescentes lutando pelas suas vidas, survivor-style, sabendo que só um deles sobreviverá no fim? Eu, como uma pessoa que se apega a personagens mais do que seria saudável, penso logo no meu sofrimento ao ver algum deles morrer. Porém, uma vez que você começa o livro, simplesmente não dá mais para parar. Suzanne Collins escreve de tal maneira que o livro nunca fica parado, ou mesmo tranquilo. Desde o começo, Katniss está em perigo. Ela sabe que tem grandes chances de ir para os Jogos. E ela costuma caçar para alimentar sua família, e isso é proibido pela Capital – logo, ela está constantemente correndo risco de vida, já que a caça tem pena de morte.

 

Katniss é uma heroína que merece ser chamada assim. Ela é forte o bastante pra tornar-se líder e provedora de sua pequena família ainda criança, quando seu pai morreu, sua mãe não suportou a dor e sua irmã era jovem demais para fazer algo quanto a isso. É forte o bastante pra sacrificar qualquer coisa – qualquer coisa mesmo – pela irmã. E mesmo assim, parece realista. Ela tem suas falhas também, não é perfeita. Mas se alguém reclamar de heroínas fracas e sem personalidade em YA mais uma vez pra mim, simplesmente apresentarei Katniss.


Assim como Kat, os outros personagens também parecem reais – e sim, você acaba se apegando aos outros tributos. É inevitável, e também emocionante.


Os Jogos, por sua vez, são cruéis. Não dá pra não lembrar dos nossos reality shows. Pegue um reality atual, adicione uma guerra e uma sociedade dessensibilizada (que a nossa está próxima de ser), e líderes sádicos, e pronto: a realidade de Panem não parece mais tão distante da nossa.

 

E,como a maioria dos livros YA por aí, tem algum romance. Mas aqui ele não só não é o foco principal do livro, o romance também passa a ser estratégia de sobrevivência. Ainda é fofo o bastante pra fazer as leitoras se apaixonarem pelo interesse amoroso, mas nunca se sabe se é real ou somente uma questão de estratégia. Principalmente considerando que vemos tudo pelo ponto de vista de Katniss, que desconfiava de tudo e de todos antes mesmo de entrar nos Jogos.

 

Jogos Vorazes é, exatamente como nossa imagem das cinco estrelinhas sorridentes diz, um livro que fica na sua mente por semanas. Imaginando possíveis consequências para o final do livro. Pensando nos personagens. Imaginando a Capital e os Distritos. Relembrando alguns acontecimentos-chave. Portanto, uma dica: leia quando estiver com o tempo um pouco vago. Porque você não vai querer parar antes de acabar o livro.


Resenha por Ana Carla

 

Categories: Suzanne Collins, Editora Rocco, Distrito 13

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments

Categories