|
Título: Fazendo Meu Filme – A Estreia de Fani
Autor(a): Paula Pimenta
Editora: Autêntica (selo Gutenberg)
Número de Páginas: 329
Fani é uma adolescente normal, viciada em filmes, que mora em Belo Horizonte. Tem seus amigos, estuda, vai ao clube, etc. Até que sua mãe resolve marcar uma entrevista pra ela em um programa de intercâmbio. E ela passa na seleção. O que significa que vai passar um ano em intercâmbio na Inglaterra! Mas o primeiro livro trata não da Inglaterra, e sim de quem fica...A reação de suas amigas, a preparação e a relutância da própria Fani em deixar o Brasil pra trás por um ano inteiro. Ainda mais quando suas amigas insistem que um amigo na verdade deseja mais que amizade...
Imagine a Meg Cabot. Pense naquele livro dela que faz você ler direto, sem vontade de parar (pra mim, é Avalon High, mas não vem ao caso). Pensou? Agora imagine que ela é brasileira, e o livro se passa aqui. Pronto, é uma boa noção do que se sente lendo Fazendo Meu Filme.
Fani (ou Estefânia, como ela odeia ser chamada – e não a culpo) poderia ser alguém que você conhece do colégio, ou faculdade, ou uma vizinha. Uma garota um pouco reservada, que prefere chamar todos os amigos pra assistir DVDs a sair pra balada, e que tem poucos amigos, porém todos são ótimos e leais. O melhor amigo, Leo, é um fofo que gosta de gravar CDs pra dar de presente, e está sempre lá para o que ela precisar. Gabi e Natália são o tipo de amigas que, se você liga chorando pra elas, elas não só te consolam pelo telefone, como também vão na mesma hora até sua casa pra poder te dar um abraço e dizer que tudo vai ficar bem. E que te chamam a atenção quando você tá fazendo algo que não deveria.
A leitura é rápida e, apesar de Fani levar o livro inteiro pra perceber algo que fica relativamente claro pro leitor desde o começo, isso é acreditável. É só o jeito dela mesmo. A história é contada pelo ponto de vista de Fani, e além da narração, tem pedaços em formato de email, bilhetinhos passados em classe, conversas de MSN... Afinal, não vivemos só de conversas reais, né?
Outro ponto interessante é que, na abertura de cada capítulo, tem um trechinho de algum filme relacionado com o que acontece no capítulo. Quem é viciada em filmes como Fani já sente o drama ou o frio na barriga antes mesmo de começar o capítulo!
O que nos leva a outra coisa muito legal e uma dica: o site do livro tem todos (quase – alguns em breve estarão lá) esses trechinhos de filmes, e também as músicas dos CDs de Leo e Fani. Vale a pena ler os capítulos que têm os CDs ouvindo as músicas no site.
Resenha por Ana Carla
Categories: Paula Pimenta, Editora Aut�ntica, S�ries/Sagas
The words you entered did not match the given text. Please try again.
Oops!
Oops, you forgot something.