San Diegirls

O Blog Mágico de San Diego

Blog

Semana John Green

Posted by San Diegirls on July 16, 2012 at 8:25 PM

GOOD MORNING, CARO LEITOR.

Seja bem-vindo à Semana John Green! Mas quem é John Green? Por que ele tem uma semana? O que tá acontecendo? Onde está Carmen Sandiego?

Vamos por partes. O que está acontecendo é o seguinte: A Culpa é das Estrelas está sendo lançado no Brasil. E a Intrínseca resolveu fazer uma super divulgação online, com a ajuda da Nerdfighteria brasileira. Então não deixe de checar não só o San Diegirls, mas também os outros blogs (que estão linkados bonitinhos no fim da página). Então, em resumo, cada dia da semana haverá algo diferente para você conhecer um pouco mais do livro, do John, do Hank, e de tudo relacionado a eles. Quem é Hank, você pergunta? Continue acompanhando até o fim. Prometo que vai fazer sentido no fim.

Pra começar, que tal saber mais sobre o livro em si? Afinal, que estrelas são essas e por que elas são culpadas?

Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante – o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos –, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico.

Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.

Apesar de Hazel ser uma paciente terminal de câncer e não alimentar nenhuma ilusão quanto a isso, ela tenta viver tão normalmente quanto possível. Seus pais são seus melhores amigos, e ela frequenta o Grupo de Apoio – a contragosto, mas frequenta – que é onde conhece Augustus. Ele, por outro lado, venceu a batalha contra seu osteossarcoma. Os dois sabem como é conviver com a doença, mas também sabem como é conviver com alguém que a qualquer momento pode simplesmente ir embora sem aviso. Sabem como a doença afeta não só os doentes, mas também todos que são próximos a eles.

Porém, e esse é um grande porém, esse não é um “livro de câncer”. Claro, os protagonistas são adolescentes com câncer, mas o tom do livro é bem diferente. Em nenhum momento eles pedem a sua compaixão, ou admitem que não possam fazer algo por causa da doença. Eles não são apenas doentes, são pessoas complexas com toda uma gama de emoções e pensamentos sobre tudo. E o John Green consegue escrever sobre tudo isso de uma maneira leve.

Sim, por incrível que pareça, na maior parte do livro o tom é leve e divertido. Mesmo tratando de temas complicados e difíceis. Parte disso vem do fato de John tratar adolescentes como pessoas inteligentes e capazes de ter bom senso e discussões inteligentes, não por ele idealizar ou achar que se os livros forem assim, os jovens vão seguir o exemplo, mas por ter convivido com adolescentes assim. E esse realismo é perceptível nos seus livros.

Por que cinco estrelas pra A Culpa é das Estrelas? Porque no momento em que você acaba de ler, eu dá vontade de reler. Porque dá vontade de emprestar (ou dar de presente) pra todo mundo que você conhece, só pra espalhar o amor pelo mundo. Porque meses depois de ler, você ainda lembra de algumas citações como se fosse ontem. Então fica aí o conselho: leia. Não irá se arrepender.

E agora que você sabe um pouco sobre o livro, que tal continuar a ler e se encantar cada vez mais? Olha só quantos blogs legais tão participando:

Literalmente Falando

Nem um Pouco Épico

Amount of Words

Conversa Cult

The Review Kingdom

Motim.org

Coisas de se ler

Agora moro na Lua

 

E isso não é tudo... Fique ligado que vão rolar vários sorteios durante a semana, em todos os blogs!

 


Categories: None

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

2 Comments

Reply Nati Rivero
9:25 PM on July 16, 2012 
Ana Carla,
adorei o seu post.
Sério!
Foi tão inspiradora a sua resenha,que eu fiquei com vontade de ler o livro agora.
rsrsrs

Assim que eu terminar Freed (Hello Christan ♥ Grey) vou procurar comprar esse livro,ou quem sabe eu ganho em algum sorteio.
huahauahauahaua

Já vou preparar a caixinha de lencinhos pq tenho certeza que esse livro é emocionante

bjs Nati
Reply Nati Rivero
9:12 PM on July 16, 2012 
Ana Carla,
adorei o seu post.
Sério!
Foi tão inspiradora a sua resenha,que eu fiquei com vontade de ler o livro agora.
rsrsrs

Assim que eu terminar Freed (Hello Christan ♥ Grey) vou procurar comprar esse livro,ou quem sabe eu ganho em algum sorteio.
huahauahauahaua

Já vou preparar a caixinha de lencinhos pq tenho certeza que esse livro é emocionante

bjs Nati

Categories