San Diegirls

O Blog Mágico de San Diego

Blog

O Mapa do Tempo

Posted by San Diegirls on December 2, 2010 at 2:32 PM



Título: O Mapa doTempo

Autor(a): Félix J.Palma

Editora: Intrínseca

Número de páginas: 470

 

Londres, 1896. Autores e cientistas fazem crer que a ciência será capaz de conseguir o impossível: permitir ao homem viajar no tempo – fantasia já estimulada um ano antes com a publicação do livro A Máquina doTempo, de H. G. Wells. Diante de uma atmosfera de culto ao progresso, o público do século XIX, ávido das novidades resultantes da industrialização, anseia por transportar-se ao futuro. Mas as expectativas pelas viagens temporais não se limitam ao que está por vir: Andrew Harrington pretende retroceder oito anos, de 1896 para 1888, a fim de salvar a amada de mais um crime de Jack, o Estripador. O próprio H. G. Wells enfrenta os perigos das aventuras descritas em suas obras quando um misterioso viajante ameaça assassiná-lo e roubar-lhe a autoria de um romance.




 

Começo pedindo licença pra usar a sinopse que está na contracapa do livro – esse é um dos livros mais difíceis de definir sem soltar spoilers. Para simplificar, ele imagina o que aconteceria se, no ano de 1896, a humanidade encontrasse uma maneira de viajar no tempo. E, para discutir e exemplificar esses eventos, ele se utiliza de muitos personagens, em um livro dividido em 3 partes que, à primeira vista, não têm muito em comum – exceto o escritor H. G. Wells, que se torna um dos personagens principais e conecta a trama das 3 partes, conferindo unidade ao livro.

 

O estilo da narrativa é um dos pontos fortes do livro, com o narrador mantendo uma conversa com o leitor, como se fossem dois amigos; em alguns momentos é até cinematográfico, como em uma cena em que o narrador afirma que, para passar o tempo em uma viagem de carruagem que dois personagens estão fazendo em completo silêncio, ele nos dará todas as informações necessárias para que cheguemos ao destino sabendo de tudo que precisamos saber – você quase consegue ver a tela ficando preta e o flashback começando. De certo modo, o narrador é quase um personagem por si só. Porém, ele pode se tornar um pouco repetitivo ou muito descritivo às vezes, o que deixa o livro um pouco mais lento.

 

Sobre os personagens, o interessante é que todos são bem trabalhados. Até aqueles que aparecem pouco têm sua personalidade própria e uma história por trás de suas ações. Pode ser um pouco confuso no início, pois são muitos personagens, mas à medida em que a história vai avançando, vamos nos familiarizando com todos. Cada uma das partes do livro tem seu foco na história de um personagem diferente, com uma resolução ao fim. De certo modo, poderia afirmar que é uma trilogia em um livro só; poderiam ser três livros curtos ao invés de um livro longo.

 

No balanço final, O Mapa do Tempo fica com quatro estrelinhas sorridentes; amei o tema do livro, a narrativa, e os personagens, mas alguns momentos confusos ou desnecessários não me deixam dar as cinco estrelas.

 

 

Resenha por Ana Carla

Categories: F´┐Żlix J Palma, Editora Intr´┐Żnseca

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments

Categories

O site magico de San Diego


banner

MyFreeCopyright.com Registered & Protected

Parcerias

Site Parceiro

O que Ana anda lendo


O que Gani anda lendo


O que Isa anda lendo

Apoiamos!

Desafio Nacional

 


Photobucket




Twitter


Orkut


Subscribe To Our Site