San Diegirls

O Blog Mágico de San Diego

Blog

Gregor, O Guerreiro da Superf?cie

Posted by San Diegirls on February 3, 2010 at 12:45 PM



Título: Gregor, O Guerreiro da Superfície

Autor(a): Suzanne Collins

Editora: Galera Record

Número de páginas: 300



Gregor tem 11 anos e uma vida complicada: tem duas irmãs mais novas, uma avó que vive em um mundo à parte, a mãe trabalha em dois empregos diferentes e o pai desapareceu há mais de dois anos. Mas tudo se complica ainda mais quando ele cai em um duto de ventilação na lavanderia do prédio onde mora, e encontra um incrível universo desconhecido sob a cidade de Nova York.


Todos no subterrâneo parecem acreditar que Gregor é o guerreiro mítico de uma antiga profecia. Agora, apesar dos seus protestos, o menino precisa liderar um estranho grupo de humanos e animais gigantes numa missão que pode salvar o subterrâneo – além de ser a única saída para encontrar o pai.



 

À primeira vista, não chama a atenção – mas aí é que entra a genialidade de Suzanne Collins. Ela cria personagens que parecem reais, apesar das circunstâncias surreais em que se encontram. Gregor é uma criança, e age como tal. Tem medos infantis, mas também tem a capacidade de acreditar no fantástico. O mundo subterrâneo é assustador, escuro e tem um quê de Idade Média, pela tecnologia pouco avançada; ao mesmo tempo, é um mundo em que humanos falam com animais e morcegos não se incomodam de levar alguém pra um passeio pelos ares.


A narrativa flui, e você se sente transportado para o mundo de Gregor, desde o verão escaldante de Nova York até o mundo sem Sol do subterrâneo. O mais estranho e difícil de encarar com naturalidade é a idéia de sermos amigos de baratas, e que os insetos na verdade são leais, generosos, gentis e até corajosos, se lhes for dada a chance. Algo que Boots, a irmã de dois anos de Gregor, não parece duvidar nem por um momento. A garotinha é adorável, e tão destemida quanto Gregor é cauteloso. Se não fosse pela irmã, eles provavelmente não teriam sobrevivido à chegada ao subterrâneo.


O fato de eles caírem em um duto de ventilação e encontrarem um mundo novo pode lembrar Alice no País das Maravilhas – intencionalmente. Afinal, foi daí que veio a idéia para a série de 5 livros (sendo que somente o primeiro foi publicado no Brasil até agora). É um paralelo interessante, e Gregor várias vezes imagina se não seria tudo um sonho; afinal, ratos, baratas, morcegos e aranhas não falam, certo? Mas, ao contrário de Alice, ele não tem a sorte de acordar e descobrir que está a salvo, em casa. No caso de Gregor, é tudo real, e sua família depende dele.


Como na maioria dos livros do gênero, há o amadurecimento do herói. Ao saber que há uma profecia sobre ele, primeiro Gregor se nega a acreditar que ele possa ser capaz de realizá-la e salvar o subterrâneo. Mas ao perceber que não só a cidade desconhecida seria beneficiada, mas também que seu pai está vivo e pode ser resgatado se o garoto for mesmo o guerreiro da profecia, ele decide que não importa se ele é ou não o guerreiro; ele tem o dever de salvar seu pai, e fará o que for possível para ajudar os subterrâneos também, que o garoto passa a contar como amigos ao conhecer melhor.


Com um final interessante e que deixa um certo suspense e a certeza de que Gregor ainda não viu o fim de sua história no subterrâneo, Suzanne prende a atenção do leitor do início ao fim do livro.

 

Resenha por Ana Carla

Categories: Galera Record, Suzanne Collins, S´┐Żries/Sagas

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

1 Comment

Reply Anaeli
2:00 AM on February 4, 2010 
Ai que lindo, referŕncias Ó Alice sŃo sempre mßgicas, ainda mais pra mim, que sou fŃ roxa dela.
Agora a d˙vida, vocŕ sabe o tÝtulo publicado em espanhol?
Quero procurar aqui na Argentina e NUNCA acho o que eu quero porque nunca traduzem bem :(

Categories

O site magico de San Diego


banner

MyFreeCopyright.com Registered & Protected

Parcerias

Site Parceiro

O que Ana anda lendo


O que Gani anda lendo


O que Isa anda lendo

Apoiamos!

Desafio Nacional

 


Photobucket




Twitter


Orkut


Subscribe To Our Site